sexta-feira, 4 de maio de 2012

Alfama School of Economics

«Com base em informação recolhida em março deste ano, este observatório chegou à conclusão que um quilograma de alface custa, em média 40 cêntimos à saída do produtor e chega a quase 1,8 euros ao supermercado.»

Esta notícia é extraordinária: para o Observatório dos Mercados Agrícolas, o lucro das empresas de distribuição é a diferença entre o preço de venda e o preço de compra ao produtor.

Adenda: Quem chama «lucro» a esta margem é o Expresso; o Observatório refere-se à «Margem de Comercialização Relativa».

Adenda 2: Isto é tudo muito complicado, precisamos todos de formação académica para discutir preços da alface, mas queria só realçar o facto de que o lucro das empresas de distribuição não se mede comparando o preço de venda de um produto com o preço de compra ao produtor. Até porque num mercado concorrencial livre não há sectores a operarem com margens de lucro de 80%, tenham lá paciência.

Adenda 3: O João Miranda explica.