terça-feira, 29 de agosto de 2006

Pôncio

Acabo de saber, através do O Dia Seguinte, programa futeboleiro na Sic Noticias sem interesse absolutamente nenhum, encabeçado por David Borges, destruído por Fernando Seara, adormecido pelo o gajo de bigode do Porto, e salvo por Dias Ferreira, que Pôncio Monteiro está no hospital em estado grave. Não tenho mais informações porque só consulto sites estrangeiros, que não se interessam pelo Pôncio Monteiro.

Não sei se alguma vez tiveram o privilegio de assistir a alguma das execuções sumárias de Pôncio Monteiro a algum árbitro que só tenha beneficiado o Porto em seis penaltis inexistentes e três jogadores mal expulsos para o adversário. Pôncio Monteiro tem uma memória tão wikipediana e uma inteligência tão finamente afinada para a defesa das cores portistas que mesmo Pinto da Costa, Pôncio querendo, poderia passar inequivocamente por espião do Benfica.

Esta sua soberba, e por enquanto inigualável, capacidade para estruturar factos remotamente interligados por forma a mascarar a mais evidente das evidências, por si só, faria de Pôncio Monteiro o melhor de todos. Mas ele, nas suas, sempre escassos e curtas, aparições, não criou apenas magníficos romances que no fim revelavam sempre manadas de cavalos de Troia cheios de estádios da Luz carregadinhos de benfiquistas dentro das nossas orelhas.

Para além disso, como bónus, acresce que é tudo isto é servido com um escandaloso sentido de humor, uma ironia e um sarcasmo que, como diz a matemática, só pode estar ao alcance de uma pessoa que é melhor que as outras e para quem, portanto, a Carta Universal dos Direitos dos Homens faz, de facto, uma grande injustiça ao equivale-lo à escumalha restante.

Que recupere.

maradona