terça-feira, 8 de julho de 2008

A Av. de Roma

Hoje um agente imobiliário (muito simpático) falava-me sobre um andar que tem para venda na Baixa e como já tinha um cliente interessado em comprá-lo para «alugar a turistas». E explicou-me como «a Baixa» era «interessante» para «os turistas» porque tinha muitas atracções, como o «Terreiro do Paço, que eles gostam.» Fiquei muito surpreendido com este «eles gostam», como se fosse uma coisa muito excêntrica gostar do Terreiro do Paço, assim como comer sardinhas com açúcar, ou uma coisa dessas. Por trás deste raciocínio estava uma lógica de mercado evidente: podemos alugar um apartamento perto do Terreiro do Paço a estrangeiros mais caro do que aquilo que faríamos a um não estrangeiro porque um não estrangeiro não dá tanto valor ao Terreiro do Paço. Eu, que saio muitas vezes na estação de metro do Terreiro Paço e agradeço aos deuses todos cada vez que isto acontece, lá fui concordando que a zona da Av. de Roma era muito cara, sim senhora.