segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O Chiado

Siza Vieira, ao Público de hoje, citado pelo Eduardo Pitta:

«Os preços do Chiado são um entrave tremendo. [...] As rendas são caríssimas. Não se encontrou um meio jurídico de as controlar. [...] Algumas casas são habitadas permanentemente. Outras pertencem a pessoas de fora de Lisboa, que as deixam vazias grande parte do tempo. O administrador de um banco pagou um milhão de euros por um apartamento num último andar na Rua Garrett. É dos poucos habitantes que não se queixam da falta de estacionamento, porque o edifício tem parque. Mas se quiser um produto de primeira necessidade, terá que descer à Baixa ou subir a Santa Catarina.»

Nota:

- Os «meios jurídicos de controlo das rendas» foi o que nos trouxe até a este estado de degradação generalizado, e que potenciou o incêndio do Chiado. Ser comunista não pode ser desculpa para não se aprender com os erros.
- O «apartamento de um milhão de euros» foi desenhado por Siza Vieira.
- O Chiado é talvez a área mais bonita de Lisboa. Por isso, é a mais procurada. Por isso, é a mais cara. Por isso, é comprada por «administradores de bancos». E é assim que deve ser. Um dia, se eu chegar a administrador de um banco, também vou comprar o apartamento que quiser.