domingo, 25 de setembro de 2005

Tanzânia

A análise económica também explica o altruísmo. Não duvido. Mas acho que se este raciocínio é certo o conceito de altruísmo sofre algumas mutações. Ainda assim penso na abnegação implícita no puro pensamento altruísta. Mesmo nessa situação acho que a minha posição não se alteraria. Isto é, partindo do princípio que me poderia esquecer da minha própria existência, o melhor resultado disto tudo seria o mesmo. As justificações seriam outras, ou melhor, seriam apenas uma parte do que me faz estar relativamente convicto. Confesso que isto tudo me dá jeito, e penso se não me estou a trair, se não estou a condicionar as premissas de partida para meu próprio benefício. Mas sempre que aqui volto chego à mesma conclusão. Neste caso não há espaço para o meu egoísmo. É verdadeiramente inócuo. E isso é reconfortante.