segunda-feira, 5 de maio de 2008

Boris e as torres

Almoço com amigos que partilham o ofício mas que o fazem em Londres, e eles mostram-me o seu descontentamento com a eleição de Boris. Dizem que com Boris acaba a construção em altura, e «nós lá no atelier temos muitos projectos para torres em andamento». Não me lembro de isso ter sido um assunto durante a campanha, mas ainda assim mostro a minha estranheza sobre esta insegurança: mas não há regulamentos em Londres? Um papel onde esteja escrito o que se pode e não se pode construir na capital da velha Albion? «Não», explicam-me, «basicamente podes propor o que quiseres para qualquer sítio da cidade, ficando ao critério do município aprovar ou não». Desconfio que isto será uma simplificação abusiva do processo, mas ainda assim acredito que seja verdade. E acredito que lá possa funcionar. Divirto-me ao imaginar um sistema semelhante em Lisboa, e divirto-me ainda mais ao imaginar um cenário de emigração massiva das gentes de Tomar para Londres.