terça-feira, 24 de novembro de 2009

O meu top para os anos 00

(Esta lista é um work in progress. Não se trata da minha opinião sobre os melhores álbuns da década, mas apenas a lista dos meus álbuns da década. Como disse, é um work in progress, pelo que deverei estar a esquecer-me de alguém. Conto também explicar cada uma das entradas, mas não prometo nada: ainda não decidi que puxadores vou pôr nos armários da minha cozinha. Só mais uma coisinha: impus a regra de uma entrada por intérprete. Mas, como é óbvio, cabe aqui a discografia completa dos Strokes e dos Arcade Fire, de longe - os The National são um caso à parte - as bandas dos anos 00. Cá vai então a versão draft, por ordem cronológica:)

Is This It, The Strokes (2001)
Franz Ferdinand, Franz Ferdinand (2004)
Funeral, Arcade Fire (2004)
Illinoise, Sufjan Stevens (2005)
Silent Alarm, Bloc Party (2005)
Based on a True Story, Fat Freddys Drop (2005)
The Flying Club Cup, Beirut (2007)
Boxer, The National (2007)
For Emma, Forever Ago, Bon Iver (2007)
The Reminder, Feist (2007)
Vampire Weekend, Vampire Weekend (2008)
The Rumb Line, Ra Ra Riot (2008)
Noble Beast, Andrew Bird (2009)
Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco, Os Golpes (2009)

Adenda 1:

Phrazes for the Young, Julian Casablancas (Casablancas não pode sair prejudicado por ser o frontman dos Strokes; é um grande álbum, ponto final.)

P.S.1:

O john acha que falta aqui qualquer coisa dos Radiohead. Como comecei a ouvir Radiohead tarde na vida (comecei a fazer muita coisa tarde na vida), é o In Rainbows que anda para aqui em cima da secretária a ver se chega à final ou não. Por enquanto, aparece-me como um álbum pelo qual tenho muita admiração (há 3 temas que são lições para quem quer fazer música) mas que nem sempre me aquece o coração - como acontece com este Harry Patch, por exemplo.