quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lucky you

Foi bom, apesar da pressa com que foi tocada a primeira parte do concerto e de algumas versões relativamente desinspiradas, como About Today, que sempre foi usada como final apoteótico de concerto e agora ficou truncada pela presença daquela versão desligada de Vanderlyle Crybaby Geeks (que será mais adequada para espaços com uma lotação inferior à do Campo Pequeno). Nota-se que os The National têm um problema que afecta esta tour: High Violet não é melhor do que Boxer nem Alligator, fazendo com que os pontos altos do concerto não tenham passado por High Violet - à excepção de uma versão, essa sim apoteótica, de Terrible Love, onde Matt Berninger desapareceu no meio da multidão cantando «It's a terrible love and I'm walking with spiders» e as aranhas éramos nós - mas sim pelos dois álbuns anteriores (com Lucky You à cabeça, um momento de rara clareza e intimidade). De resto, onde eu estava (na bancada lateral) o som era abaixo de cão (a fazer lembrar os piores momentos do pavilhão Atlântico): toda a riqueza dos arranjos de High Violet chegava embrulhada e sem definição nenhuma, com ecos por todo o lado, com especial prejuízo para o trabalho sublime do baterista. Houve momentos em que a secção de metais era um chinfrim pegado e raramente se conseguia descirnir uma guitarra da outra. Ainda assim, valeu a pena, apesar de eu me ter sentado à frente da única pessoa do universo que manda sentar as pessoas quando estas se levantam durante um concerto porque isso obrigou-me a mudar de lugar e ficar ao lado de uma alma pura (cheguei a pensar que quando Matt Berninger cantou I'll explain everything to the geeks se dirigia a este amigo) que me dizia entre cada canção «já só falta o About Today, eles tocaram o About Today no Porto, o About Today é a minha música preferida deles, tenho esse EP, o Cherry Tree, esta já é o About Today?» e que suspirou em resignação profunda quando lhe confirmei que o concerto tinha acabado.