quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Mailbox: Criação e Crítica

«É complexo demais falar sobre o assunto conceito-arte, justamente porque estou nos dois opostos (pra mim os dois, arte e conceito, jamais deixarão de ser opostos). Sou artista plástica e ao mesmo tempo futura crítica de arte. E ando percebendo que não sei se conseguirei ser uma crítica, tenho ainda muito mais o lado irracional da criação (que eu nunca quero que deixe de existir) do que o lado crítico da análise. Afinal - como você bem disse no seu texto - como chegar a “um atalho que só eles conhecem e que deixa toda a gente desarmada”? Como sou jovem, nos poucos anos que tive de carreira e nas entrevistas que tive que dar antes das aberturas de exposição, JAMAIS soube explicar com perfeitas palavras sobre meu trabalho, o pior é que eles (os jornalistas) já estão se acostumando com os artistas de bulas nas mãos, e sabe quem são? Aqueles que MORRERIAM ou não existiriam sem uma explicação totalmente complexa e confusa do que criam.»

Cris