terça-feira, 7 de agosto de 2007

Free from it all / I'm not gonna change

Anteontem, no Sudoeste, tocaram Albert Hammond Jr e os Razorlight, no Palco TMN, e os The National na Tenda Planeta Sudoeste. Passando à frente do nome deste último palco onde actuaram os The National (vénia), que só pode ser sarcasmo do mais fino, admito que nem este conjunto de artistas que muito prezo me levou à Zambujeira. A verdade é que não tolero festivais de verão (inventem o conceito de «festival de inverno» e talvez me seduzam). São demasiado parecidos com acampamentos do Bloco: demasiado «convívio» para tão pouco sabão. E também me falta a paciência para um sentido de humor que se diverte com o duplo sentido da expressão «montar a tenda». Os jovens, esses, parecem gostar. Os jornais e as televisões não nos poupam a testemunhos dos festivaleiros, que nos explicam como apreciam a música e os artistas em palco, em discurso directo: «isto é altamente», «abaixo o Bush», ou «alguém viu o cabrão do Marco que me ficou com o saco daquele xixo que o meu primo me trouxe de Marrocos, pá?» Woodstock, como os Rolling Stones, é algo que nunca deveria ter sobrevivido à década de 70.

Adenda: o Major, que é uma pessoa de inegável bom gosto, esteve presente no Sudoeste, acompanhado por um senhor de manga à cava, e fez o papel de agente infiltrado da reacção. Fica nota de apoio.