sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O flagelo

Proposta de Regulamento para o Plano de Revitalização da Baixa-Chiado:

«Artigo 1º e único

a) É considerado crime o acto de cuspir para o chão.
b) A pena única para o crime descrito em a) é a morte.»

Publique-se.

Vamos parar é com as brincadeiras de fechar o Terreiro do Paço ao domingo, está bem? Eu até sou compreensivo e percebo que pode ser interessante ter pedestres domingueiros a passear no asfalto desimpedido, mas desde que se veja o rio. O Terreiro do Paço é o que é - vão ver aos livros - porque é uma praça aberta ao Tejo. Fechar o Terreiro do Paço ao trânsito para que as pessoas possam contemplar os tapumes com mais tranquilidade parece-me uma ideia estúpida, sobretudo quando se mora numa das ruas para onde o trânsito é «desviado». Ao domingo, note-se, eu podia estar de janela aberta. Podia, mas já não posso. Os domingos agora são dias de buzinão intenso na minha rua, e isso - acreditem - pode ser desagradável. Eu percebo o que se está fazer, ou seja, testes. Salgado está a testar uma das medidas do plano, começando devagarinho, aos domingos, para ver o que a coisa dá. Mas aqui o porquinho da Índia está um pouco enervado com a coisa. Vamos parar com isso, vamos?