sábado, 1 de setembro de 2007

«Este tipo de remates»



Sempre me incomodou a falta de emotividade dos comentadores desportivos portugueses (avé Carlos Barroca). Versam sobre o futebol como se de política internacional se tratasse, usando o tom grave da respeitabilidade, escolhendo palavras cuidadas na busca do respeito intelectual que julgam - talvez acertadamente - em perigo, derivado a um complexo de inferioridade evidente e omnipresente, que só desespera quem está a assistir aos jogos. Tomemos este exemplo de António Tadeia, um homem que até se destaca dos seus pares por perceber efectivamente do jogo. Vejam o que ele diz sobre este golo do Jankulovski, sobre este passe do Pirlo - este passe do Pirlo. Não, não vejam o vídeo. Eu digo-vos como António Tadeia descreve o dito, para depois vossas excelências tentarem adivinhar como se processou o golo. Ora cá vai:

«Cruzamento largo e subida rara - tem sido hoje - de Marek Jankulovski, a aplicar um pontapé de primeira. Teve alguma sorte, também, mas também é preciso saber-se fazer este tipo de remates.»

Agora vão ver o vídeo e expliquem-me onde é que está a «sorte» e que «tipo de remate» é este, por favor, porque eu nunca tinha visto. Deve ser o tipo «remate de primeira na passada ao poste mais distante com passe a quarenta metros vindo das costas», provavelmente. Está nos livros.