terça-feira, 4 de setembro de 2007

Que não mudaram a minha vida

10 livros que não mudaram a minha vida:

1. Ulisses, de James Joyce;
2. Dom Quixote, de Cervantes;
3. Guerra e Paz, de Leão Tolstoi;
4. Anna Karenina, de Leão Tolstoi;
5. Lolita, de Nabokov;
6. The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald;
7. Catch-22, de Joseph Heller;
8. A Montanha Mágica, de Thomas Mann;
9. O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago;
10. Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski.

Não mudaram porque não li. "A minha mulher"* já leu (que eu saiba) os números 4, 5, 7 e 9 da lista. Não sei se mudou a vida dela, mas ela mudou a minha, portanto será talvez pertinente começar uma corrente intitulada Os 10 Livros que Mudaram a Pessoa Que Nos Mudou. Ou mesmo Os 10 Livros que Não Mudaram a Pessoa Que Nos Mudou. Ou As 10 Páginas do Teletexto Que Me Marcaram, eventualmente seguida de d'Os 10 Provérbios Chineses Que O Meu Cão Decorou.

* Tu tens mas é inveja.

E tu, espera lá que eu já te atendo.