segunda-feira, 9 de março de 2009

A realidade só é monótona para quem a quer assim

Abri quatro ou cinco livros ao acaso na loja e em todos fui parar a uma página que mencionava o capitão FitzRoy (num caso a grafia surgia como Fitz Roy). Nem todos eram sobre Darwin, ou o Beagle, ou Deus, mas um deles era de Chatwin, que rima com Darwin, curiosidade que só se tornou evidente a posteriori, quando me preparava para o pagar. Depois de eu dizer que era para oferta, o zeloso empregado ofereceu-me a informação de que aquela era uma segunda edição e que a Quetzal tinha outra, anterior, diferente daquela. Sem perceber o alcance desta comunhão ao balcão, puxei da carteira e preparei-me para concluir a transacção, não estava interessado na edição original da Quetzal, era aquela que eu queria, gostei da capa, mas mesmo assim perguntei se era melhor, essa outra edição. Ele disse que era diferente, o formato era mais pequeno, eu não reagi, tanto me fazia, mas ele fitou o computador, deixe-me só ver se a temos, cá está, vou buscar-lhe, e saiu dali para fora, em direcção às estantes. Voltou de mãos vazias, afinal não temos, não faz mal, disse-lhe, então eu levo o livro que escolhi levar, deixe estar. À saída, não fui abordado por nenhuma testemunha de Jeová, aliás, onde se meteram todas as testemunhas de Jeová que já nem as pessoas abordam na rua?