quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quem não sente

Maitê outra vez, cá vamos nós, isto cansa-me. Mais grave do que a reacção ao vídeo da Maitê só mesmo a reacção à reacção ao vídeo da Maitê. Parece que a intelligentsia acordou toda para a condenação da, como é, «falta de sentido de humor» da nação que não admite que se «brinque» com ela. Ora, eu não dou à Maitê mais importância do que ela tem (e para a minha geração tem muita, não me canso de tentar explicar isto), mas acho totalmente legítimo que a nação não tenha gostado. Não assinei petições e estou ligeiramente nas tintas para o que a Maitê pensa ou deixa de pensar de Portugal, mas o país é o país e não me agrada que se espere «sentido de humor» a cada vez que um cidadão estrangeiro decida fazer pouco de nós lá na sua televisão, sobretudo em casos como o da Maitê em que não se vislumbra ali nenhuma qualidade humorística relevante. Se não é para termos com Portugal uma relação afectiva, então estamos cá para quê?