segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Indignação

Torna-se necessário denunciar o embuste. Casei-me com uma «mulher profissional», «perfeitamente emancipada», e tinha precisamente em vista um dia-a-dia como o aqui descrito por João Pereira Coutinho, como é óbvio. Mas não. Homens solteiros meus leitores, cautela: isto é falso. A realidade apresentou-se de um modo bem diferente. Eu próprio já dei início às diligências necessárias à anulação do casamento. Vivo tempos difíceis. De qualquer maneira, fica aqui o texto do JPC. Façam circulá-lo pelos vossos amigos. Isto é pior do que os raptos de órgãos nas casas de banho de centros comerciais.

7:00h

Ela: Acorda, levanta-se.

Eu: Acordo com movimentações no quarto, viro para o outro lado e adormeço com um sorriso infantil.

8:00h

Ela: No interior do carro, no meio do trânsito. Celular frenético.

Eu: Durmo ainda. Celular desligado.

9:00h

Ela: Reunião com colegas de trabalho. Discussão. Neurose. Ritmo cardíaco já está acelerado.

Eu: Durmo ainda. Celular desligado.

10:00h

Ela: Pausa para café. Conspiração contra as outras mulheres. Transpiração evidente. Stress. Queda capilar. (Lepra?)

Eu: Acordo. Olho para o relógio. "Ainda é cedo", penso. Adormeço.

11:00h

Ela: Estuda dossiê complexo que exige relatório até às 17h. Sem falta.

Eu: Banho demorado. Gabriel Fauré a rolar no stéreo.

Meio-dia:

Ela: Almoço. Sandwich de pepino. Suco de cenoura. Em meia-hora.

Eu: Almoço demorado com alguns amigos em restaurante do centro. Duas garrafas de vinho só para o primeiro prato. Brindamos à revolução feminista que levou as mulheres ao poder.

13:00h

Ela: Regressa ao escritório. Sete chamadas telefônicas para responder. Com urgência, sempre com urgência. E o relatório até às 17h.

Eu: Comecei o segundo prato. Favor não incomodar.

17h:

Ela: Enxaqueca. Forte. Relatório concluído. Infelizmente, com erros de cálculo. "Gostaria que a doutora viesse ao meu gabinete", avisa o chefe. Ou a chefe. Melhor ser a chefe. A doutora vai, com a alegria própria de um farrapo.

Eu: Um filme antigo de Minelli na tv. Assisto, antes de ir à massagem com ninfa asiática que dedilha meu corpo com sabedoria secular.

20h:

Ela: Regressa a casa, vinda diretamente da Somália.

Eu: Regresso a casa, vindo diretamente da massagem. Pergunto "Como foi o teu dia, querida?"