segunda-feira, 31 de março de 2008

Nouvel

Apesar de ter sentido o edifício do Instituto do Mundo Árabe, em Paris, como uma das minhas maiores desilusões, o Pritzker entregue a Jean Nouvel é merecido e não será alvo de muitas contestações. Nouvel tem sido um dos arquitectos que melhor tem conseguido harmonizar a técnica contemporânea da construção com o imperativo artístico da arquitectura. E isto lembra-me a definição que o segundo melhor arquitecto de todos os tempos dava do ofício: «a humanização da técnica».

Lembro-me também de um documentário que a RTP2 passou há uns anos sobre Jean Nouvel. Às tantas falava-se de um projecto de um edifício para Praga, se não me engano, para uma praça que tinha «anjo» algures no nome. A ideia era serigrafar no vidro da fachada um anjo, mas o que é a imagem de um anjo? Nouvel encarregou um colaborador dessa pesquisa, e nós assistimos à apresentação desse portfolio. Imagens de «anjos» página atrás de página até que aparece uma imagem duma coelhinha da Playboy. Aí Nouvel mandou parar e, sem conseguir esconder o sorriso, mostrou-se agradado com a conotação angelical que se estava a dar a Pamela Anderson, e espetou duas ou três larachas sobre «anjos». Como eu disse, um Pritzker merecidíssimo.