sexta-feira, 1 de junho de 2007

Vejam o vídeo mas ignorem a última frase


via Kontratempos

Apoio este vídeo quase na totalidade da sua extensão, mesmo, mesmo, mesmo quase até ao fim. Estava tudo a ir tão bem, com a ênfase a ser posta do lado que quem se aproveita ludicamente do sofrimento da entidade indefesa, com um texto provocatório mas no essencial correcto, e eis senão quando estragam tudo com aquela frase no final: PELO DIREITO À VIDA ANIMAL. Mas o que é isto? Direito à vida animal? Será que as cabecinhas que inventaram o slogan estão também contra os aviários, por exemplo, que nos dão a possibilidade de comprar frango a 2 euros o quilo? Pasmo. Reparo agora que provavelmente isto é verdade. Não interessa. Ainda assim, junto a minha voz à campanha, mas com um grau de adesão e entusiasmo só semelhante àquele que me levará a votar PS para a câmara de Lisboa. As touradas são, como diz o vídeo, uma «tradição» sem sentido, baseada numa suposta igualdade entre o toureiro e o toureado, que contribui para a adrenalina reinante e para a «honra» ou lá o que é, de onde apenas retira prazer quem, de facto, se sente igual a um animal*. Morte às touradas (mas às vacas também, porque quem me tira o bife do lombo, tira-me tudo.)

* Excluo desta afirmação todos os membros da minha família que gostam de touradas que, como facilmente se confirma pelo meu exemplo, são todas pessoas de bem.